17 de setembro de 2011

Símbolos em alta!


 Sabe aqueles simbolos que estão super na moda? você os vê estampando roupas, bolsas e até tatuagens. Pois é, todo símbolo tem um significado. Nada vira moda sem um propósito, se não ai seria fácil né? A gente faria um rabisco qualquer e pronto, virou moda! Mas não é bem assim, alguns dos símbolos que a gente vê muito por ai tem até a ver com religião (ou a falta dela). Então antes de sair de casa com uma roupa estampando algum desses simbolos ou fazer uma tatuagem (o que é pior né?!), é legal conhecer o significado de cada um deles. E só assim escolher os que tem a ver com você, com o seu jeito de pensar, com as suas escolhas e princípios.

 PAZ E AMOR

Talvez o mais conhecido e generalizado de todos os símbolos. O símbolo da paz, na verdade era o logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear. Ao contrário do que 80% das pessoas pensa, o símbolo não foi criado por um hippie e sim desenhado por Gerald Holtom (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial) a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado em toda comunicação marítima. Posteriormente foi adotado pelos hippies, o que fez com ele tivesse essa divulgação tão grande, que perdura até os dias de hoje.

SÍMBOLO DO INFINITO

O introdutor do símbolo foi John Wallis em 1655. De inicio já adianto que é um símbolo matemático (ponto), não há nenhum Clã, doutrina religiosa ou o que for, por trás dessa história, mas vamos lá. Um dos porquês para justificar a escolha desse símbolo, também chamado de lemniscata, é que ele deriva de um numeral romano para 1000, que por sua vez foi derivado de um numeral etrusco também para 1000, que se assemelhava a CIƆ e era usado para designar "muitos". Outro porque é que ele deriva da letra grega ω - omega - a última letra do alfabeto grego. 
  
                         CRUZ INVERTIDA e CRUZ                         
 
  • CRUZ: A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo, pois consideram que Jesus Cristo foi pregado em uma cruz. Na subcultura gótica, este símbolo geralmente é a representação do sofrimento, dor ou angústia. Provavelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo os mesmos padecer terrivelmente.
  • CRUZ INVERTIDA (cruz de São Pedro): São Pedro governou a Igreja em Jerusalém durante aproximadamente 10 anos. Em 42 d.c. fundou a Igreja em Roma. Foi preso e crucificado e, nessa hora, pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo: "Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus". Seu pedido foi atendido e, desde então, essa cruz é conhecida como a cruz de São Pedro. A cruz invertida é também é conhecida por ser um dos símbolos dos satanistas medievais, pois suas cerimônias eram o inverso do Cristianismo. 
TRIÂNGULO

Acho que nem precisava ser dito que o triângulo antes de tudo não passa de uma forma geométrica certo? Então vamos ao que interessa: O triângulo é adotado como um símbolo, por vários pensadores, doutrinas ou Clãs. Três pontos: representa um triângulo e é um símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade. Os últimos a aderirem ao símbolo foram os hipsters (bem resumidamente os hipsters são como uma "nova geração de hippies" vou criar um post falando sobre eles ainda.)

 THE DEATHLY HALLOWS

São três objectos que, segundo a História dos Três Irmãos contada no livro Os Contos de Beedle, o Bardo, foram dados pela Morte como recompensa a três irmãos que conseguiram, através da magia, construir uma ponte para atravessar o rio, no qual ninguém jamais sobrevivera. Os três objetos eram a Varinha de Sabugueiro, a Pedra da Ressurreição e o Manto da Invisibilidade, representados num símbolo (a cima) por uma reta vertical, um círculo e um triângulo, respectivamente.
Quem acompanhava a série de livros e filmes Harry Potter, com certeza, já sabia de tudo isso. 

 DREAMCATCHER
"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"
 (Trecho retirado da lenda indigena sobre o Dreamcatcher)
Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de 'Filtro dos Sonhos' ou 'Coletor de Sonhos'.
Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer.
Ficou popularizado após aparecer em uma cena de um dos filmes da saga Crepusculo, como um presente do lobo Jacob para Bella. 

PS¹: Meu aniversário é daqui 6 dias, quem vai ser o lindo(a) que vai me dar um Dreamcatcher de presente?
PS²: Fizemos uma enquete (vai lá ver na nossa barra lateral direita): De todos os símbolos que viraram moda, quais deles você usaria? Não esquece de responder (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário